Estrutura de SEO para Loja Virtual
Estrutura de SEO para Loja Virtual trata-se de compreender como a estrutura de páginas da loja virtual é formatada para que seja possível planejar a otimização SEO das mesmas. Em resumo, ilustramos na imagem abaixo parte da estrutura das páginas de uma loja virtual que precisam ser otimizadas:
Todas estas páginas são enxergadas pelos buscadores, portanto, precisam ter o seu conteúdo otimizado para que o buscador consiga entender com facilidade qual o conteúdo de cada uma delas e posicioná-las adequadamente nos resultados das pesquisas. Para ficar mais claro, vamos explicar cada um dos blocos ilustrados acima:
- Homepage: Trata-se da página inicial da loja virtual, ou seja, a vitrine da loja;
- Categoria Masculino: É a categoria de roupas masculinas da Loja Virtual;
- Subcategorias “Calças” e “Camisas”: São subcategorias da categoria Masculino. Neste exemplo utilizamos apenas duas subcategorias, mas é muito comum uma loja virtual possuir dezenas de subcategorias;
- Produtos “Camisa 01”, “Camisa 02” e “Camisa 03”: São produtos cadastrados na subcategoria “Camisas”. Novamente utilizamos somente dois produtos como exemplo, mas é comum a loja virtual possuir centenas ou até milhares de produtos em suas categorias;
- Páginas “Politica de entrega” e “Dúvidas frequentes”: São páginas adicionais da loja virtual que possuem conteúdo estático. Outras bem comuns são política de dados, pagamento e contatos.
Quando implantamos as lojas virtuais para nossos clientes, algumas páginas da loja virtual já deixamos pré-configuradas para não serem indexadas pelo Google, como é o caso da parte administrativa da loja virtual onde somente administradores devem ter acesso. Deixamos visível para os buscadores apenas as páginas nas quais os clientes devem possuir acesso.
Regras importantes antes de iniciar a otimização das páginas para Google:
- O conteúdo (títulos e textos) das páginas não podem se repetir, pois o Google vai considerar neste caso ser conteúdo duplicado;
- Não é recomendado copiar conteúdo de outras lojas virtuais, pois o Google vai perceber que se trata de cópia e penalizará a loja virtual que está copiando, deixando-a com o posicionamento reduzido;
- Cada página, seja de categoria, subcategoria, produto ou páginas estáticas devem ter um conteúdo exclusivo;
- Não economize na hora de redigir textos, pois é com eles que o Google realiza o trabalho de indexação;
- Lembre-se que ao criar os conteúdos o foco principal sempre é o cliente e não o Google. Os clientes acessando, navegando e gostando da loja virtual, naturalmente o Google vai gostar também.
Agora que você já conhece a estrutura básica de páginas de uma loja virtual, vamos avançar sobre como definir palavras chave categorias e produtos da loja virtual.